Por meio da IA generativa, a empresa ajudará clientes a visualizarem uma roupa e todas as suas formas e cores no corpo, antes de comprá-la.
Google anunciou no dia 15 deste mês um novo recurso de teste virtual que utiliza a inteligência artificial generativa, a mesma tecnologia que sustenta a nova onda de chatbots e ferramentas de criação de imagens. Dessa vez, para mostrar roupas em uma ampla seleção de formas e corpos.
Capacidades da ferramenta
Os compradores têm a capacidade de visualizar como uma peça se ajustaria ao seu corpo, como se dobraria, agarraria, esticaria e criaria efeitos de drapeados e sombras. Essa análise é feita em uma ampla gama de modelos, cada um em diferentes poses, oferecendo uma visão detalhada do produto.
Google desenvolveu a opção de teste virtual usando diferentes pares de imagens de 80 modelos, frente e lado, de tamanhos PP a GG e para várias formas e origens étnicas.
Além disso, o Google está lançando outro recurso que facilita a busca por peças de roupas semelhantes em diferentes cores, padrões ou estilos em lojas online. Isso é possível graças a um algoritmo de correspondência visual alimentado por inteligência artificial.
Agora, os usuários podem explorar uma variedade de opções em diferentes estabelecimentos da web, ampliando suas escolhas e encontrando exatamente o que desejam, de maneira rápida e conveniente.
Tais esforços estão relacionados ao trabalho do Google em proteger seu mecanismo de busca contra novas ferramentas virais de inteligência artificial, como o ChatGPT. Esses esforços incluem iniciativas para aprimorar a experiência de busca, como recursos relacionados à moda.
Investimentos futuros
Durante a conferência de desenvolvedores do Google I/O, realizada no mês passado, a empresa dedicou mais de 90 minutos para anúncios de inteligência artificial, incluindo a expansão do acesso ao chatbot Bard e a introdução de recursos de IA aprimorados para sua ferramenta de pesquisa, o Google Search.
Considerações
Google não é a única empresa de e-commerce a combinar IA generativa com a experiência de compra. A Amazon, por exemplo, está experimentando o uso da IA para resumir o feedback de clientes sobre produtos no site, com o potencial de reduzir o tempo gasto pelos consumidores ao avaliar algum produto previamente.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/google-esta-usando-inteligencia-artificial-para-mudar-a-forma-como-voce-compra-roupa/