A maioria dos profissionais no país acredita que os benefícios da IA generativa são maiores do que os riscos.
De acordo com uma recente pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), os profissionais brasileiros são os mais otimistas em relação aos impactos da IA no trabalho. A consultoria revelou que 70,6% dos profissionais no país expressa otimismo em relação aos avanços tecnológicos e como eles podem beneficiar suas funções.
Estatísticas
O Brasil lidera a lista com 70,6%, superando países como Índia (60%) e Oriente Médio (58%). Por outro lado, os países com menor índice de otimismo são Estados Unidos (46%), Holanda (44%) e Japão (40%).
Além de apresentarem maior otimismo, os profissionais brasileiros também são o público menos preocupado com a aplicação da tecnologia no dia a dia profissional.
De acordo com a pesquisa, 77,3% dos entrevistados no Brasil acreditam que os benefícios da IA generativa superam os riscos, um valor acima da média global de 71%. Apenas 23,5% dos profissionais brasileiros sentem que seus trabalhos podem deixar de existir devido à IA.
“Os profissionais de hoje enxergam a IA como uma oportunidade para economizar tempo e impulsionar a inovação em seus trabalhos.
Isso se torna evidente ao observar que, dentro das organizações, as lideranças tendem a ser mais positivas em relação ao uso da IA, enquanto os profissionais da linha de frente expressam preocupações de que essa ferramenta possa prejudicar o futuro de suas posições.” – Henrique Sinatura, diretor executivo e sócio do BCG
De acordo com o especialista, é fundamental promover treinamentos para melhorar o entendimento do potencial da IA no cotidiano dos trabalhadores.
O BCG observou uma diferença nas respostas entre líderes sêniores e profissionais da linha de frente: 62% dos líderes em todo o mundo são otimistas em relação à IA, e apenas 42% dos profissionais da linha de frente compartilham dessa visão.
Futuro do trabalho
À medida que as empresas exploram as possibilidades de aplicação da IA generativa nos negócios, torna-se essencial que os profissionais também se preparem para o avanço inevitável da tecnologia em suas rotinas de trabalho.
De acordo com a consultoria, uma mudança significativa em relação à supervisão governamental da tecnologia da IA é observada, visto que 83,3% dos entrevistados no Brasil destacaram a importância da regulamentação da tecnologia, defendendo a necessidade de uma legislação específica para a IA.
Isso indica a percepção crescente da importância de diretrizes e normas claras para lidar com os impactos da IA na sociedade.
O BCG destaca que muitas empresas estão adotando programas de IA Responsável, nos quais desenvolvem e implementam diretrizes para gerenciar a aplicação da tecnologia de forma alinhada com seus propósitos organizacionais e valores éticos.
“As pessoas estão abertas para receber a IA em seus locais de trabalho, porém é fundamental que se sintam confortáveis e confiantes no compromisso ético de suas empresas.
Acredita-se que as empresas que oferecerem ambientes de experimentação responsável, investirem no desenvolvimento de seus talentos e priorizarem programas de IA Responsável serão pioneiras nesse cenário.”
A pesquisa “IA no Trabalho: O que as pessoas estão dizendo” teve como principal objetivo compreender o impacto da evolução da IA na rotina de trabalho. Para isso, foram realizadas entrevistas com mais de 12.800 profissionais de 18 países, abrangendo diversas indústrias e cargos, desde a alta gerência até a linha de frente.
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/brasil-otimistas-ia-no-trabalho/