De acordo com uma pesquisa on-line realizada pela consultoria Capgemini com 10 mil pessoas e publicada dia 19 de junho, 73% dos usuários de Internet familiarizados com a Inteligência Artificial (IA) generativa confiam nos conteúdos produzidos por essa tecnologia.
Segundo a pesquisa, 85% dos entrevistados têm conhecimento da existência dessa nova ferramenta revolucionária no mundo da comunicação e pesquisas. 51% dos participantes relataram já tê-la utilizado.
IA generativa em diferentes áreas
De acordo com uma pesquisa realizada em abril com adultos em 13 países da América do Norte, Europa e Ásia, a IA generativa conquistou a confiança de 53% dos participantes para a gestão de finanças, 67% para diagnósticos e assistência médica, e 66% para projetos de vida e relações pessoais.
Dos participantes, 49% não têm receio das informações falsas que a tecnologia pode gerar, enquanto apenas 34% têm medo de sua capacidade de criar e-mails de phishing para capturar dados sensíveis. 33% dos entrevistados demonstram preocupação com o impacto da IA generativa nas questões de direitos autorais.
IA generativa na comunicação
Até 43% dos participantes concordam com o uso da IA generativa pelas empresas para se comunicarem com eles, enquanto 70% concordam com o uso dessa tecnologia para receber recomendações de novos produtos e serviços.
“Os consumidores em todo o mundo estão claramente cientes da existência da IA generativa e a adotaram amplamente. No entanto, o funcionamento dessa tecnologia e os riscos associados a ela ainda são amplamente mal compreendidos.” – Niraj Parihar, da Capgemini